10 Doces Que Começam Com a Letra “E”

Conheça alguns doces maravilhosos que começam com a letra E

Os doces têm o poder de atravessar fronteiras, sendo amados em diferentes culturas. A letra “E” guarda algumas dessas delícias que, seja no Brasil ou em outros países, têm o poder de adoçar a vida.


1. Éclair

Origem: França

O éclair é um doce feito com massa choux, recheado com creme e coberto com chocolate ou glacê. É uma das mais famosas pâtisseries francesas.

2. Ensaimada

Origem: Espanha

Uma especialidade de Mallorca, a Ensaimada é uma espécie de pão doce espiralado, muitas vezes recheado com creme ou cabelo de anjo.

3. Esfiha Doce

Origem: Oriente Médio/Brasil

A esfiha, embora tradicionalmente salgada, também tem versões doces no Brasil. Pode ser recheada com chocolate, banana e canela ou outros ingredientes doces.

4. Egg Tart

Origem: Portugal e China

Esta tartelete com recheio cremoso à base de ovos é popular tanto na pastelaria portuguesa quanto na chinesa, sendo conhecida como “Pastel de Nata” em Portugal.

5. Engomadinho

Origem: Brasil

Um doce típico do Nordeste brasileiro, feito com coco, açúcar e, por vezes, leite condensado. Sua textura lembra a de uma pamonha.

6. Eton Mess

Origem: Reino Unido

Uma sobremesa tradicional britânica feita com morangos, suspiros quebrados e chantilly.

7. Entremet

Origem: França

É uma sobremesa elegante e estratificada, composta por várias camadas de texturas e sabores, desde biscoitos a mousses e geleias.

8. Enroladinho de Coco

Origem: Brasil

Uma deliciosa mistura de massa doce e coco ralado, este doce é apreciado em muitas festas e ocasiões especiais.

9. Empada Doce de Nozes

Origem: Brasil

Uma variação da tradicional empada, esta versão doce é feita com recheio de nozes, sendo uma delícia para o café da tarde.

10. Esponja de Gelatina

Origem: Brasil

Uma sobremesa refrescante composta por camadas de gelatina e creme, perfeita para dias quentes.


Conclusão

Seja no Brasil ou em outras partes do mundo, a letra “E” nos presenteia com doces que agradam os mais diversos paladares. Da tradição europeia à criatividade brasileira, é uma jornada de sabor que vale a pena explorar.

Deixe um comentário